segunda-feira, 8 de junho de 2009

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia















O Grupo Folclórico de Cacia, foi fundado em 1978, com o intuito de fazer reviver e preservar as Tradições Culturais de toda a Região do Baixo Vouga e Zona Vareira.
O Grupo Folclórico é membro da Federaçâo do Folclore Português, tem participado em Festivais de Folclore de Norte a Sul do nosso País de carácter nacional e internacional, e no estrangeiro já se exibiu em França e Espanha.
Os viras, canas verdes e modinhas de roda que o grupo exibe, eram dançadas nos serões que se faziam em Cacia , a caminho das romarias da região, no final dos trabalhos do campo e aos domingos, nos adros das capelas.
Os trajes que o grupo apresenta, são cópias fiéis dos séculos XVIII, XIX e XX; e neles se destacam os trajes ricos, trajes de trabalho ligados ao campo e ao rio e trajes de romaria, tendo obtido o 1ºprémio de trajes a nivel Nacional, organizado pelo Inatel em Lisboa.
Já se exibiu na TV nos seguintes programas:
Portugal Português, Sol de Verão, TV Regiões, Mùsica no Coração, Praça da Alegria, Olá Portugal e Festival Nacional do Algarve representando a Beira Litoral.
Todos os anos, em Junho, aquando o seu Festival de Folclore, realiza um cortejo etnográfico representando várias usos e costumes dos nossos antepassados, sendo apelidado por especialistas em etnografia como um autêntico “museu ao vivo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário